Conheça mais
sobre Acupuntura

 A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde

O processo

A acupuntura realiza uma estimulação neural periférica que provoca o acionamento de estruturas que regulam o organismo.

Os pontos de acupuntura podem ser estimulados por agulhas; Stiper (do inglês stimulation and permanency – estimulação permanente); ventosa ou por aquecimento o qual é promovido através da “Moxa” (bastão de Artemísia em brasa), que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura, e ainda pelo método de estimulação da eletroacupuntura.

Principais ações das agulhas

A técnica oferece benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

Suprassegmentar (atuação no cérebro)

Alguns pontos geram neuromodulação, e a consequência é a ativação de regiões específicas do cérebro, tais como o tronco encefálico e o eixo hipotálamo-hipófise, ocorrendo assim a liberação de neurotransmissores.

Segmentar (através da medula espinal)

A estimulação de pontos que estão ao longo da coluna vertebral produz a liberação de encefalinas, dinorfinas e outras substâncias que também exercem função sobre órgãos e vísceras, de acordo com a inervação de cada um.

Ação
Local

As agulhas desencadeiam reações fisiológicas e liberam substâncias como calcitonina, sódio, potássio, substância P, entre outras, que ativam o processo para o reparo de tecidos lesados que apresentam dificuldades de recuperação.

Casos mais comuns de tratamento

Lombalgias, ciatalgias, artrites, artroses, dores musculares, enxaquecas, cefaleias tensionais, TPM (Tensão Pré-Menstrual), estressa, depressão, síndrome do pânico, sintomas de menopausa, bursites, tendinites, insônia, quadros de dores crônica, doenças da pele, além de muitas outras. A acupuntura pode ser utilizada como forma complementar para tratar muitas outras doenças e distúrbios emocionais.

Especialidades

Técnicas complementares que vão além das agulhas

A moxabustão é um método que vêm da medicina tradicional chinesa que consiste em aplicar calor em determinadas áreas do corpo, para estimulá-lo, curar doenças e alcançar o equilíbrio no organismo. Para a moxabustão o corpo está constituído por um intrincado de redes por onde passa a energia que chega a todas as partes.

Para gerar o calor se utiliza a planta Artemísia, que possui óleos essenciais, minerais e vitaminas, esta erva é pressionada até ser transformada em pó, que é, então, queimado. Geralmente é combinada com acupuntura, já que são duas técnicas que se complementam entre si, de fato, na moxabustão costuma-se utilizar os mesmos pontos que no caso de acupuntura.

Normalmente, a moxabustão é usada para curar a dor nas articulações, regular o sistema digestivo, melhorar a rigidez lombar, resolver problemas circulatórios, eliminar o estresse e alterar problemas sexuais como a infertilidade, baixo desejo sexual ou desconforto e irregularidades com a menstruação

Moxabustão

A eletroacupuntura é uma técnica que usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos. A diferença é que a essa faz uso de agulhas ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. Geralmente, esse tratamento é para casos de pessoas com dores muito forte ou lesões mais graves. Quanto menor for o número de agulhas, maior é a analgesia, isto é, a perda da sensibilidade à dor. A Eletroacupuntura também é utilizada como anestesia.

Eletroacupuntura

Auriculoterapia é uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Quer usado em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Melhor de tudo, ela é segura, não-invasiva e não possui nenhum efeito colateral conhecido.

Auriculoterapia

© Copyright - Andrea Shima 2018 | Roan Design