Bem-estar na primavera foque na Acupuntura!

Com as mudanças de estação mudam também as nossas características e comportamentos. A Primavera é o despertar depois do Inverno, e tal como as flores que começam a desabrochar com a temperatura suaves, também nós estamos com mais energia para viver, conviver e sair de casa.

Na Medicina Tradicional Chinesa as estações nos influenciam com um todo, temos para cada órgão um elemento, uma emoção, uma cor, um sabor, uma estação correspondente. Nas teorias da acupuntura, cada estação tem relação com um órgão ou sistema do corpo. Na primavera é o fígado, nesta época do ano, ele fica mais vulnerável e suas funções tendem a ficar desarmônicas.

Em primeiro lugar é preciso entender que o fígado é um órgão vital, sem o qual não é possível sobreviver. Além de ser o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo, ele também é responsável por centenas de funções no nosso organismo e que, quando não funciona de maneira correta, sintomas como desânimo, estresse, enxaqueca, musculatura rígida, dor nos olhos e até mesmo emoções negativas como raiva e rancor, são mais comuns ou tendem a se intensificar.

Esse órgão influencia os tendões, os olhos, a circulação da energia pelo corpo e a produção de sangue. Quando existem desequilíbrios há tendência para tendinites, espasmos musculares (torcicolos, lombalgias), dor de cabeça, enxaqueca, conjuntivite, olhos vermelhos, visão turva, dores que se movem pelo corpo, opressão torácica, alterações menstruais, cansaço e falhas de memória.

 A acupuntura melhora os sintomas das disfunções advindas do fígado, restaurando seu equilíbrio e do sistema como um todo.

Como precaução pessoal e complementar à acupuntura, é importante também, nesta época do ano, atenção redobrada para os cuidados que envolvem este órgão, principalmente em relação à alimentação. Optar por refeições mais saudáveis, mais água e menos toxinas. O sabor da estação é o ácido e a cor é o verde, o que significa que os alimentos mais adequados para esta fase – em quantidades moderadas – são os citrinos (laranja, limão, lima), tomate, ameixa, morango, framboesa, ananás, truta, vinagre, espinafre, alcachofra, nabiça, brócolos, espargos, alface, aipo, curgete e couve.

Com esses cuidados, sua primavera ficará mais leve para enfrentar a próxima estação e com certeza a Acupuntura pode te auxiliar nisso, não somente nesta, mas em qualquer época do ano.

Boa Primavera!!!

Venha agende uma consulta, independente oriento que procure um profissional responsável e habilitado para iniciar tratamento do descobrir-se.

Mantenha-se em equilíbrio!! #descobrirseé

Autoria: Andrea Shima

Fonte: Andrea Shima Acupuntura