O que é Auriculoterapia, Auriculopuntura, Acupuntura Auricular?

Os três termos do título, citado acima, servem para designar uma técnica que, embora tenha diferentes métodos para ser executada, objetiva e tem como finalidade o mesmo princípio: a utilização da orelha para tratar desequilíbrios  (sinais, sintomas) no corpo humano.

A orelha, ou seja, o pavilhão auricular mantém relações com os órgãos e regiões do corpo através de reflexos cerebrais, a transmissão do sinal através de um estímulo vai até o tálamo, passando pelo cerebelo, tronco cerebral, encéfalo e a todos os núcleos cerebrais.

A Auriculoterapia é indicada como forma de tratamento para as diversas enfermidades existentes, cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter físico, mental e emocional, tais como cefaleias, neurastenia, insônia, dor, ansiedade e etc.

O tratamento se faz geralmente estimulando os pontos com agulhas semi-permanentes ou sementes protegidas com fita micropore por um prazo estabelecido pelo profissional. As agulhas são pequenas e possuem diâmetros distintos para sedar ou estimular os pontos, conforme a técnica empregada, as sementes comumente utilizadas são grãos de mostarda ou de Aprico.

Esse processo de tratamento tem demonstrado ao longo dos séculos, resultados excelentes, e deve ser utilizada de acordo com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, a Auriculoterapia tem como objetivo, promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar, é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, pois o paciente pode pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando assim, continuamente o tratamento.

Bom, finalizo sempre frisando, procure um profissional responsável e habilitado para iniciar o tratamento.

Mantenha-se em equilíbrio!!

Autoria: Andrea Shima

Fonte: Andrea Shima Acupuntura