Acupuntura e Florais: Saúde Física e Emocional

“Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna”. Edward Bach

Muitos possuem a curiosidade em saber como são realizados os dois tratamentos alternativos citados acima, hoje irei explicar um pouco sobre eles…

Vamos começar pelos florais. A Terapia Floral é um tratamento complementar que atua sobre o estado emocional e forma um sistema terapêutico que têm por objetivo tratar o paciente de acordo com sua condição física e emocional.

As Essências Florais são fórmulas elaboradas de acordo com o histórico de cada paciente e pode ser também um complemento ao tratamento de Acupuntura, possibilitando maior segurança e equilíbrio vital. Ressalto que o tratamento pode ser feito com as terapias em conjunto ou separadamente. Todas tem duração de uma hora, porém a Sessão de Acupuntura, na maioria das vezes, é realizada semanalmente e a Terapia Floral mensalmente.

O que podemos trabalhar  nos tratamentos complementares?

Vários sintomas que incomodam, atrapalham nosso dia-a-dia, tais como insônia, cansaço, angústia, irritabilidade, tristeza, medo, falta de concentração e persistência, preocupação, indecisão, ansiedade, dores de cabeça, cólicas menstruais, dores musculares e articulares, dores crônicas e agudas, problemas respiratórios, digestivos, endócrinos, distúrbios menstruais, náuseas e vômitos, gravidez, desequilíbrios no sistema imune, hipertensão arterial, gastrite, esofagite, refluxo, úlcera, hiper e hipotireoidismo, doenças de pele, entre muitos outros.

Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é um tratamento complementar. A consulta consiste em uma análise completa e aborda questões que vão desde sua queixa principal a hábitos rotineiros como alimentação (dieta, preferências alimentares, alergias, intolerâncias, disfunções), hábitos intestinais, urinários, problemas de saúde física e emocional, características de pulso, olhos, língua, pele, humor, cabelos, voz, respiração e preferências sobre estações e clima.

A sessão é realizada utilizando-se por finas agulhas em pontos específicos para o estímulo de nervos, músculos e tecidos do corpo que irão impulsionar o organismo a produzir substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e antidepressivas.

Já a  terapia com Essências Florais, utiliza a forma tradicional que é o uso via oral.

Não esqueça….procure um profissional responsável e habilitado para realizar acupuntura e terapia floral.

Mantenha-se em equilíbrio!!

Autoria: Andrea Shima

Fonte: Andrea Shima Acupuntura