Florais para Animais – Uma maneira natural de cuidar do seu bichinho

É sabido que a cada dia que passa nossos animaizinhos de estimação fazem mais parte da família e estão mais próximos de nós. Essa ligação faz com que eles percebam nossos sentimentos e, muitas vezes, acabem absorvendo. A partir disso nossos bichinhos acabam desenvolvendo algumas doenças que são típicas dos humanos, como estresse, depressão e ansiedade. Essas condições somadas a nossa ausência temporária e a falta da prática de exercícios podem gerar consequências para a saúde do animalzinho.

Você sabia que para evitar problemas maiores e tratar o bichinho de forma menos invasiva, foram criados os florais para eles?

É sabido atualmente que os bichanos possuem sentimentos e inteligência,  sendo assim a área veterinária se modernizou e se ramificou em várias outras áreas, como a psicologia e a terapia animal. Para lidar com os diversos problemas de estresse ou mudança de comportamento dos animaizinhos, vários tratamentos alternativos e naturais foram criados. Entre eles está o tratamento com essências florais.

Os tipos de florais  para os bichanos são variados, e cada um trata um tipo de problema ou personalidade diferente, pois, é sabido que há raças diferentes de cães e gatos e que possuem traços diferentes nas suas personalidades. Algumas raças tem tendência de desenvolver depressão, e o tratamento com florais pode ajudar a evitar esses problemas ou até servir como um tratamento auxiliar ao médico.

É bom lembrar que todo tratamento com florais para animais deve ser feito depois da consulta com um veterinário, pois ele não substitui os tratamentos com remédios e com profissionais de comportamento canino. O tratamento serve como um adicional – ou seja, é um tratamento complementar.

Como saber se o animal precisa tomar floral?

O mesmo é indicado nos casos em que o animalzinho de estimação apresenta algum distúrbio de comportamento, sendo esse emocional (mudança de casa, chegada de outro animal ou bebê na família, falta de passeios) ou devido a sua própria personalidade, sendo ela agressiva, possessiva, destruidora, medroso, entre outros. Os sintomas comuns que estão relacionados a esses distúrbios são:  impaciência, agressividade, estresse, medo, depressão, possessividade, ciúmes, comportamento destruidor, fazer necessidades fisiológicas fora do local para chamar a atenção e comportamentos que fogem da rotina e do temperamento do seu animalzinho.

As essências de florais para animais são manipuladas e feitas de acordo com as necessidades do cão ou do gato, então é importante que o profissional possa observar e compreender qual é o problema e qual o possível tratamento. Por isso, às vezes esses tratamentos levam um tempo para dar resultado, é só preciso paciência.

Informo que os florais não geram efeitos colaterais nem reações alérgicas nos bichanos uma vez que usam essências de flores extraídas de plantas, ou seja, composições essas de origem natural. Apesar disso, o dono deve acompanhar sempre de perto o tratamento, afinal eles são como filhos e o momento da recuperação é de extrema importância para a convivência.

Bom! Espero que tenha ajudado você a tirar algumas dúvidas, agora procure um profissional responsável e habilitado para iniciar tratamento do seu bichano.

Mantenha-se em equilíbrio!!

Autoria: Andrea Shima

Fonte: Andrea Shima Acupuntura