Acupuntura para animais

Hoje em dia existe uma variedade muito grande de tratamentos alternativos que o mercado pet vem oferecendo para inovar ainda mais o mundo dos nossos bichinhos de estimação. Um desses tratamentos mais do que especiais é a acupuntura para animais.

acupuntura para bichanos existe desde os antigos tempos da Dinastia Chang, que durou do ano 1765 a.C. até 1123 a.C., e era comumente utilizada em cavalos.

Desde então várias técnicas foram desenvolvidas para a aplicação da acupuntura em animais diferentes. A acupuntura em animais domésticos, como o cão e o gato, se tornou mais popular no Ocidente, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, iniciando no Brasil a pouco tempo.

acupuntura para animais domésticos funciona do mesmo modo como funciona para nós, as reações são estimuladas pelas agulhas que são posicionadas nas terminações nervosas que irão conduzir esse estímulo ao cérebro, que por sua vez responderá. Cada terminação nervosa irá emitir um estímulo diferente. O que difere da acupuntura humana é o tamanho da agulha, bem como a espessura e o diâmetro.

acupuntura é um tratamento diretamente para o corpo como um todo e não somente para aliviar os sintomas, pois melhora a circulação sanguínea, estimula o funcionamento do sistema nervoso, e promove a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias pelo organismo.

Vou tentar sanar algumas dúvidas ….

Para que serve a acupuntura em cães?

Algumas das doenças que a acupuntura pode ajudar a tratar seu cãozinho:

  • Alergias;
  • Alívio de doenças neuromusculares, inclusive sequelas de cinomose;
  • Câncer;
  • Controle da dor;
  • Dermatite acral por lambedura;
  • Distúrbios respiratórios;
  • Distúrbios digestivos;
  • Epilepsia;
  • Incontinência urinária;
  • Paralisias;
  • Problemas comportamentais, como ansiedade de separação;
  • Problemas de coluna.

A acupuntura realmente funciona em cães?

Apesar de que estudos científicos ainda não foram capazes de comprovar a eficácia ou a ineficácia da acupuntura em cães, esta especialidade já foi oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Da mesma forma, em relação aos humanos, a acupuntura já é considerada uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e a sua eficácia é reconhecida inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Organização Americana de Hospitais Veterinários (AAHA) inclui como procedimento complementar no controle da dor nas suas Diretrizes Para o Controle da Dor, com base em evidências de sucesso nos tratamentos.

É importante saber, entretanto, que, em diversas situações, a acupuntura não irá curar o cão. Mesmo assim, ela pode auxiliar na recuperação e melhoria da qualidade de vida do cão.

Quais são as vantagens da acupuntura?

Como a acupuntura não tem contraindicações ou efeitos adversos, diferentemente da maioria dos medicamentos “normais” (alopáticos), ela permite a redução da dose de medicamentos, e, em alguns casos, obtém resultados além daqueles que seriam possíveis com as técnicas tradicionais de medicina ocidental, podendo ser aplicada em animais de qualquer sexo e idade. 

A acupuntura pode machucar ou fazer mal ao meu cachorro?

Em animais mais sensíveis poderá apresentar desconfortos leves e passageiros. A maioria dos cãezinhos aceitam bem e relaxam durante as sessões; mas, para aqueles que não permitam o uso das agulhas, também existe a “laserpuntura”, que aplica laser de baixa frequência nos pontos de acupuntura.

A acupuntura substitui os tratamentos tradicionais (com medicamentos)?

A acupuntura deve ser usada como um tratamento complementar à terapia tradicional (com medicamentos normais), e não uma substituição. Antes de se iniciar qualquer procedimento, é importante que seja feito um diagnóstico preciso do problema que acomete o cão.

Caso o seu médico veterinário não seja o mesmo que irá fazer a acupuntura no seu cão, certifique-se de mantê-lo informado a respeito do tratamento e dos eventuais progressos e jamais suspenda ou altere as doses de medicações sem antes falar com o seu veterinário.

Quantas sessões serão necessárias para o meu cão melhorar?

A quantidade de sessões necessárias pode variar conforme o tipo de problema que o cão tem. Problemas crônicos normalmente precisam de mais sessões do que os agudos. Faça pelo menos três sessões antes de concluir se a acupuntura está ajudando mesmo o seu cão ou não.

Bom! Espero que tenha ajudado você a tirar algumas dúvidas, e como sempre friso, procure um profissional responsável e habilitado para iniciar seu tratamento, neste caso, a acupuntura veterinária é reconhecida como uma especialidade desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária,sendo assim procure sempre por um especialista  da área.

Mantenha-se em equilíbrio!!

Autoria: Andrea Shima

Fonte: Andrea Shima Acupuntura