ENXAQUECA E ACUPUNTURA

ENXAQUECA! O QUE É ?

Resume em uma tremenda dor de cabeça de intensidade variada, geralmente acompanhada de náusea e sensibilidade à luz e aos sons.  Entre os mais de 150 tipos de cefaleia, há a temida enxaqueca. Duram de quatro até 72 horas — e hoje atinge cerca de 5% da população brasileira.

QUAL A FAIXA ETÁRIA ATINGIDA?

À partir de 6 anos de idade até a terceira idade. Sendo a maior incidência em mulheres de idade produtiva entre seus 20 anos e 40 e poucos anos.

QUAIS AS CAUSAS?

São várias, dentre delas algumas causas desencadeadoras são alterações hormonais, certos alimentos e bebidas, estresse, exercícios ou a ausência desses (sedentarismo), má postura, desnutrição ou alimentação desbalanceada, disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM), bruxismo, transtorno de ansiedade, má oxigenação cerebral por entupimento de vasos sanguíneos importantes, cansaço físico e mental (exaustão), baixa ingestão de água e até infecções.

QUAL MELHOR TRATAMENTO?

Em primeiro lugar você tem que se conhecer.

  • Primeira ação é a realização de um check up médico profundo, inclusive com neurologista.
  • Segunda ação é evitar a causa, quando possível.

Após essas etapas, as medidas de tratamento podem ser desde retirada do agente causador, medicamentos preventivos e tratamentos integrativos que podem auxiliar a controlar as enxaquecas, como sessões de acupuntura, correção de postura e atividade física adequada.

Mas, por melhor que seja seu acupunturista ou médico você não souber relatar o que você faz e como age, o tratamento pode ficar incompleto, portanto a importância de se auto-observar muito bem.

E pelo seu bem, pense em soluções que não afetarão sua saúde futura. Não se auto medique o tempo todo ! essa atitude poderá trazer sérios danos à sua saúde comprometendo o funcionamento de seus órgãos (estômago, fígado ou rins).

COMO A ACUPUNTURA AJUDA?

A acupuntura visa reduzir a intensidade dos sintomas e dependendo da causa previne a reincidência das crises.

Há pontos específicos de acupuntura para aumentar os neurotransmissores que regulam a “cascata da dor” – que são os hormônios que interferem na sequência química que bloqueia que a dor ocorra e se mantenha. Além, de pontos que relaxam diminuindo a tensão muscular, que é a número um nas causas de enxaquecas.

É muito comum os neurologistas não conseguirem identificar exatamente a causa raiz da enxaqueca. Principalmente nestes casos a acupuntura traz excelentes resultados uma vez que traz um equilíbrio geral para o corpo.

O QUE MAIS POSSO FAZER!!!

1) Não fique sem se alimentar por mais de 4 horas, evite muito café e alimentos gordurosos;

2) Não exagere nos medicamentos;

3) Faça exercício apropriados para você;

4) Controle o estresse  –  é aqui que a acupuntura vai mais te ajudar !!!!

5) Procure dormir no mínimo 7 horas por dia.

Ajudei você a tirar algumas dúvidas? Agora, quando iniciar o tratamento por Acupuntura procure um profissional responsável e habilitado.

Mantenha-se em equilíbrio!!

Autoria: Andrea Shima

Fonte: Andrea Shima Acupuntura